top of page
Sem nome (1820 x 502 px) (1820 x 701 px) (1820 x 804 px) (1820 x 1046 px) (1817 x 1232 px)

Se deseja mais detalhes sobre esse assunto, fique à vontade para nos enviar uma mensagem.

QR CODE Jair Rabelo.png

Tribunal de Justiça de São Paulo


Na venda de imóvel em duplicidade, a escritura de compra e venda registrada prevalece sobre o contrato particular




Apelação Nº 1004011-96.2019.8.26.0161

Decisão proferida em 12 de novembro de 2020



Realizando o proprietário duas vendas sucessivas de um mesmo imóvel, o domínio se transmite ao comprador que promove, em primeiro lugar, o registro do título.


O direito protege a aquele que, procedendo com maior prudência, age confiando nos registros públicos e registra o seu título aquisitivo.


No caso do recurso em comento, o autor da ação havia firmado um compromisso de compra e venda particular para adquirir um certo imóvel no ano de 2012. Em 2016, o mesmo imóvel foi vendido à um terceiro, havendo o vendedor, para este, outorgado a escritura pública de compra e venda que logo foi levada à registro, ao contrário do que sucedeu com o primeiro comprador que se manteve apenas com o instrumento particular.


O compromisso de compra e venda celebrada entre as partes não transmite a propriedade, embora represente um forte vínculo entre os contratantes. O que transmite o direito real de propriedade é o registro do título no cartório de registro de imóveis.


Assim sendo, no caso de duas vendas de um mesmo imóvel como ocorrido no caso do recurso em comento, considera-se proprietário aquele que realizou o registro em primeiro lugar, mesmo que o negócio registrado tenha sido celebrado posteriormente ao outro.


Esse é um resultado que prestigia o comprador diligente ou aquele que é mais apressado na incumbência de registrar o título que tem.



bottom of page