top of page
Sem nome (1820 x 502 px) (1820 x 701 px) (1820 x 804 px) (1820 x 1046 px) (1817 x 1232 px)

Se deseja mais detalhes sobre esse assunto, fique à vontade para nos enviar uma mensagem.

QR CODE Jair Rabelo.png

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA


Comprador pode opor embargos de terceiro mesmo que ainda não tenha recebido as chaves




REsp nº 1.861.025 – DF

Decisão proferida em 12/05/2020



É admissível a oposição de embargos de terceiro pelo compromitente comprador, ainda que não tenha registrado o contrato e não tenha recebido as chaves do imóvel.


A controvérsia enfrentada pelo STJ no recurso em comento ultrapassou a discussão acerca da necessidade de prévio registro da promessa de compra e venda para o manejo dos embargos de terceiro (Súmula 84 do STJ) e se concentrou no tema da necessidade ou não de o compromitente comprador estar na posse do imóvel, após a devida quitação de seu preço, para opor embargos.


No caso, o imóvel adquirido só não estava na posse do compromitente comprador em razão de ainda estar em fase de construção. Por conta de tal fato, o STJ decidiu que mesmo que as chaves do imóvel ainda não tenham sido entregues ao compromitente comprador, o instrumento particular de compra e venda deve ser considerado para fins de comprovação de sua posse, admitindo-se, via de consequência, a oposição dos embargos de terceiro.


O imóvel do compromitente comprador foi penhorado pelo fato de ainda se encontrar registrado em nome da construtora quando esta foi executada. O fato de o instrumento de compra e venda ter sido firmado em data anterior ao próprio ajuizamento da ação de execução em que foi determinada a penhora do bem, deixou claro que não houve fraude à execução ou má-fé do compromitente comprador.





bottom of page