top of page
Sem nome (1820 x 502 px) (1820 x 701 px) (1820 x 804 px) (1820 x 1046 px) (1817 x 1232 px)

Se deseja mais detalhes sobre esse assunto, fique à vontade para nos enviar uma mensagem.

QR CODE Jair Rabelo.png

1ª VARA DE REGISTROS PÚBLICOS DE SÃO PAULO


Imóvel financiado por solteiro não entra no patrimônio do cônjuge se não houver esforço comum para a quitação.



Processo nº 1089073-30.2018.8.26.0100



O imóvel que retorna ao patrimônio da adquirente divorciada, que comprou o bem e o deu em alienação fiduciária quando ainda era solteira, não se comunica com o seu ex-cônjuge se não houve esforço comum para quitação do financiamento.


Esse é o entendimento da 1ª Vara de Registros Públicos de São Paulo, ao julgar a suscitação de dúvida contra exigência do Oficial do 14º Registro de Imóveis da Capital de São Paulo.


No caso, a interessada adquiriu um imóvel em 2009 e, no mesmo instrumento particular deu o bem em alienação fiduciária à Caixa Econômica Federal. Alguns meses depois, casou-se em regime de comunhão parcial de bens, tendo dissolvido tal matrimônio em 2013 sem ainda haver quitado o financiamento.


A interessada tentou averbar a certidão de casamento e a escritura pública de divórcio na matrícula desse imóvel, mas o ato foi negado pelo Oficial do Registro de Imóveis, que entendeu que o casamento resultou na comunicabilidade do bem e que a escritura de divórcio estaria errada ao não constar a partilha do imóvel.


O Juízo da 1º Vara de Registros Públicos de São Paulo ressaltou que a obrigação em relação ao pagamento deu-se exclusivamente em nome da interessada, não havendo a possibilidade da comunicação das obrigações adquiridas antes do casamento, nos termos do artigo 1659, I e II do Código Civil, devendo o Registrador promover as averbações requeridas pela interessada.


No caso, não foi possível afirmar que o fato da interessada ter celebrado matrimônio resultou na comunicação do imóvel ao cônjuge uma vez que o título de compra e venda, bem como a constituição da garantia fiduciária deu-se somente em nome dela na qualidade de solteira, não havendo qualquer prova de ter havido esforço comum para a quitação do imóvel, sendo certo que tal prova somente é cabível nas vias ordinárias com a presença do contraditório e ampla defesa.

bottom of page