Há registro de hipoteca?
A hipoteca é uma espécie de garantia. Se existe uma hipoteca registrada na matrícula do imóvel que você pretende comprar significa que esse imóvel está em posse do proprietário, mas está servindo de garantia de pagamento de uma dívida.
Mesmo dando seu imóvel em garantia, o proprietário mantém todos os direitos de propriedade sobre o bem e pode até vendê-lo, a menos que a hipoteca seja do tipo cedular, como a cédula rural ou industrial hipotecária, cédula do produto rural ou cédula de crédito bancário. Nesses casos, é necessário obter o consentimento do credor hipotecário para efetuar a venda.
No entanto, o desafio para o comprador de um imóvel hipotecado é que o imóvel ainda permanece como garantia para a dívida do vendedor, mesmo após a compra e venda. Isso significa que a hipoteca não é cancelada quando o imóvel é vendido.
Portanto, se o vendedor não pagar a dívida, o credor poderá buscar o imóvel, independentemente de quem seja o atual proprietário. É por isso que, embora a existência de uma hipoteca registrada na matrícula não impeça a venda do imóvel, há o risco de o imóvel ser leiloado caso o vendedor não pague a dívida ao credor hipotecário.