top of page
Sem nome (1820 x 502 px) (1820 x 701 px) (1820 x 804 px) (1820 x 1046 px) (1817 x 1232 px)

Se deseja mais detalhes sobre esse assunto, fique à vontade para nos enviar uma mensagem.

QR CODE Jair Rabelo.png




Somente meus irmãos moram no imóvel que meus pais deixaram quando faleceram. Não foi feito o inventário. Posso cobrar aluguel deles?




Respondo à sua questão de forma genérica, sem levar em consideração qualquer outro elemento que possa prejudicar esse direito. A análise do caso concreto deverá ser feita minuciosamente por um advogado da sua confiança.


De fato, a inexistência de inventário não impede o pedido de fixação de aluguéis pelo herdeiro que não usufrui do imóvel.


Se não foi realizado o inventário, existe uma relação condominial entre todos os herdeiros sobre esse imóvel. Se apenas alguns herdeiros fazem uso do imóvel, é perfeitamente cabível a cobrança pela fruição e uso exclusivo do bem, que é comum de todos os herdeiros.


Portanto, desde o momento do falecimento dos seus pais, os herdeiros são condôminos do imóvel a ser partilhado.


Se não houver um acordo entre vocês, sobre um valor a ser pago ou mesmo sobre a própria exigibilidade do pagamento, poderá ajuizar ação de arbitramento de alugueis, sendo que os alugueis serão devidos a partir da citação dos herdeiros no processo (os meses anteriores não poderão ser cobrados).

Caso tenha interesse em ler um pouco sobre um caso similar ao seu, clique aqui.

bottom of page